Impotência sexual psicológica

Você sabe o que é impotência sexual? A impotência sexual é a incapacidade do homem de ter uma ereção ou de apenas manter uma suficiente para ter uma relação. Esse problema é relativamente comum entre homens, mas para ser considerado um problema deve ter uma recorrência bem constante, como falhar em todas as tentativas de relação sexual em um período de tempo. A impotência sexual pode ter origem orgânica ou emocional, que é quando o homem não consegue manter uma ereção e a causa é puramente biológico, como problemas de saúde e lesões. A impotência sexual de origem emocional é quando os problemas emocionas e psicológicos impedem a ereção. Hoje vamos falar sobre a impotência sexual de origem emocional.

Quais as causas?

As causas podem ser diversas, as principais são ansiedade, trauma e estresse. A ansiedade é um dos problemas mais comuns atualmente e atinge aproximadamente 25% da população brasileira atualmente e ela pode causar muitas consequências. Alguns sintomas da ansiedade de desempenho são falhas na ereção, falta de confiança, medo excessivo de contato sexual, sentimento de inferioridade, baixa autoestima e perda do desejo sexual.

A ansiedade de desempenho é com frequência causada pelo medo de falhar. A ansiedade de desempenho pode ser causada pela pressão social de que o homem deve ser uma máquina de sexo e que isso implica diretamente na masculinidade dele. Essa ansiedade toda pode acabar resultar em falhas na ereção. A ansiedade de desempenho pode ter consequências como baixa autoestima, falta de confiança e em casos severos pode desencadear a depressão. A ansiedade de desempenho também pode ser causada pelo medo de falhar com parceiros(a) específicos. Geralmente quando esta é a causa, o homem também sofre de baixa autoestima e de falta de confiança.

A impotência sexual causada pela ansiedade afeta geralmente adolescentes e homens mais novos. A inexperiência pode causar um grande medo do parceiro(a) e da relação sexual em si. Pode ser que uma falha na ereção possa causar receio de outras falhas futuras, causando uma grande ansiedade que pode minar todo o desempenho sexual do homem. Outro fator que pode causar a impotência sexual, principalmente em adolescentes, é o consumo de pornografia. A realidade mostrada nos filmes não se iguala à vida real e pode ser que a expectativa do adolescente seja muito grande e as chances de falhar são grandes.

Outra causa para a impotência sexual psicológica é o trauma. Por definição, o trauma psicológico é um dano emocional decorrente de um evento. Os traumas psicológicos que podem afetar a disfunção erétil podem ser diversos, como abusos sexuais, relacionamentos abusivos, falhas anteriores ou outras situações traumáticas. Elas podem incluir violência física ou verbal. Os sintomas que podem surgir junto com a falta de ereção pode ser autodepreciação, falta de autoestima, sentimento de inferioridade, isolamento social e medo de ser tocado.

O estresse também é um problema que entra para a lista de causas da impotência psicológica. O estresse crônico principalmente, pois há um aumento dos níveis de cortisol e menor produção de testosterona. Esses dois hormônios são diretamente relacionados ao desempenho sexual do homem. O cortisol diminui o desejo sexual masculino e impede a ereção. Se não for tratado, o estresse crônico pode trazer consequências graves como problemas de colesterol e coração.

Por fim, um possível fator para impedir a ereção saudável do homem é problemas com a própria orientação sexual. Isso acontece quando o homem não consegue compreender muito bem a sua orientação sexual, causando problemas no desempenho sexual. Geralmente acontece com homens que não conseguem definir muito bem se tem preferências por homens ou por homens e mulheres. A pressão social também afeta muito homens que sofrem com isso. A pressão da heterossexualidade e do desempenho sexual impecável prejudica muito dos homens que sofrem com a disfunção erétil emocional. Um problema que pode estar relacionado com a orientação sexual e com o próprio desempenho sexual é a insatisfação com o(a) parceiro(a). Muitos homens são infelizes em seus relacionamentos e quando isso se refere à sua sexualidade, pode causar impotência sexual e estresse.

 Quais são os sintomas?

São todos os sintomas de origem psicológica ou emocional e são eles:

  • Baixa autoestima
  • Necessidade de autodepreciação
  • Medo de contato sexual
  • Medo de determinados parceiros
  • Ansiedade extrema relacionada ao desempenho sexual
  • Pressão para ter um desempenho sexual inatingível
  • Nervosismo fora do normal quando o assunto sexualidade é abordado
  • Medo de humilhação
  • Falta de confiança

Para todas as causas e sintomas é indicado buscar ajuda psicológica. A psicoterapia pode guiar o homem a encontrar uma solução prática para os problemas e traumas emocionais que estão causando a disfunção erétil. Terapia de casal, se for o caso, pode ser benéfica para o desempenho sexual masculino. O psicólogo também poderá indicar outras formas de tratar a impotência sexual, geralmente práticas esportivas.

 

Fontes:

http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/24314/1/2017/impotencia-sexual-na-obra-de-freud.pdf

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/01/cansaco-e-estresse-sao-maiores-causas-de-falta-de-desejo-masculino.html

http://www.scielo.br/pdf/pe/v13n4/psicologia-e-sexualidade-no-seculo-xxi.pdf

Recomendados para você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *