Impotência Sexual na Juventude

Impotência sexual é a dificuldade que o homem encontra na hora de ter uma ereção ou de manter uma para ter a relação sexual. A impotência sexual pode acontecer por motivos físicos e psicológicos, chamados de origem orgânica ou emocional. Para ambos as causas há tratamentos específicos. A impotência sexual atinge homens de todas as idades, mas principalmente homens idosos, devidos às falhas normais nas funções do corpo. Porém, pode acontecer em homens jovens, o que não é tão comum. A causa mais provável pode ser psicológica. Descubra agora o por quê.

Porque ocorre?

Geralmente por pressão social ou um tipo de ansiedade chamada ansiedade de desempenho. A ansiedade de desempenho é causada pelo constante medo de falhar. Pode ser causada pela pressão social para o homem dar prazer na cama e o medo da falha afetar a masculinidade dele. O problema da ansiedade de desempenho pode ter consequências como impotência sexual e ejaculação precoce. Além disso, a ansiedade de desempenho pode ser um ciclo vicioso. Em casos extremos pode causar depressão.

A ansiedade de desempenho é só um dos motivos para a causa emocional da impotência sexual. Também existem os problemas físicos que podem afetar a ereção. Geralmente são problemas físicos que podem ser brandos ou mais graves, desde desequilíbrio hormonal até doenças no sistema nervoso. Portanto, a impotência sexual pode não só ser um problema no desempenho sexual, como também pode ser um sintoma de um problema maior.

Outra possível causa para a disfunção erétil em homens mais jovens podem ser: má alimentação, com excesso de açúcares e gorduras, uso de cigarros, consumo de bebidas alcoólicas sem controle e principalmente o uso de drogas. Todos estes fatores podem influenciar diretamente na circulação sanguínea, que é o principal responsável pela ereção do pênis.

Causas emocionais

A disfunção sexual de origem emocional é quando todos os problemas emocionais e psicológicos atrapalham a ereção. A ansiedade – principalmente em homens jovens – é um dos fatores que mais atrapalham a vida sexual, principalmente a ereção. O medo de falhar, a insegurança, medo de um parceiro(a) especifico são gatilhos para a ansiedade, que pode atrapalhar a ereção. É necessário o homem buscar ajuda profissional para aprender a lidar com esses fatores. A ansiedade não é o único fator, mas é o principal. Conheça mais algumas das causas:

  •  Trauma: o trauma psicológico é um dano emocional decorrente de um evento. Os traumas psicológicos que podem afetar a disfunção erétil podem ser diversos, como abusos sexuais, relacionamentos abusivos, falhas anteriores ou outras situações traumáticas.
  • Estresse: também é um problema que entra para a lista de causas da impotência psicológica. O estresse crônico principalmente, pois há um aumento dos níveis de cortisol e menor produção de testosterona. Esses dois hormônios são diretamente relacionados ao desempenho sexual do homem, diminuindo o desejo sexual e impedindo a ereção.
  • Orientação sexual: isso  pode acontecer quando o homem não consegue compreender  ou aceitar muito bem a sua própria orientação sexual, causando problemas no desempenho sexual. Pode ser causado por conflitos com a sua própria religião ou por pressão social.
  • Pressão social: também afeta muito homens que sofrem com isso. A pressão social pelo desempenho sexual impecável prejudica muito dos homens que sofrem com a disfunção erétil emocional. Essa pressão pode ser muito comum entre adolescentes que estão iniciando a vida sexual.
  • Problemas no relacionamento: outro problema muito comum que pode causar a impotência em homens jovens. É possível que os problemas no relacionamento baixem a qualidade e o desempenho de ambos, causando um ciclo vicioso de problemas e possivelmente brigas. Casos extraconjugais podem causar culpa no homem e impedir a ereção com o(a) parceiro(a).

Quais os sintomas?

Alguns dos principais sintomas da impotência sexual em homens mais jovens são os citados abaixo. Preste atenção, pois nem sempre a impotência sexual em homens mais novos que 35 anos podem ser de origem emocional. Pode ser que a falha na ereção pode ser um sintoma de um problema muito mais grave, como desequilíbrio hormonal, diabetes, lesões na medula e alguns outros.

São todos os sintomas de origem psicológica ou emocional e são eles:

  • Baixa autoestima
  • Necessidade de autodepreciação
  • Medo de contato sexual
  • Medo de determinados parceiros
  • Ansiedade extrema relacionada ao desempenho sexual
  • Pressão para ter um desempenho sexual inatingível
  • Nervosismo fora do normal quando o assunto sexualidade é abordado
  • Medo de humilhação
  • Falta de confiança

Cuidados

Como citado anteriormente, a disfunção erétil também pode ser um sintoma de algum outro problema, nesse caso é indicado procurar um médico para investigar e tratar. No geral, ter falhas na ereção ocasionalmente é normal, médicos e psicólogos afirmam. Porém, se a falta de ereção for constante em um longo período de tempo, busque ajuda médica. O médico irá pedir um histórico sexual e também dos hábitos do paciente. Para saber mais sobre possíveis tratamentos para a impotência sexual clique aqui. O tratamento para a impotência sexual causada por sintomas físicos deve ser feito com acompanhamento médico com um especialista. Não use remédios, mesmo que seja Viagra, sem receita.

Homem em abotoando a camisa em um ambiente escuro.

 

Fontes:

http://www.cisa.org.br/artigo/453/-consumo-alcool-associado-ao-uso-medicamentos.php

http://www.revistas.usp.br/revistadc/article/download/98277/115607/

http://www.scielo.br/pdf/ijcs/v30n3/pt_2359-4802-ijcs-30-03-0219.pdf

Recomendados para você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *